Clique nas imagens para ampliar
Gancheiras para pintura eletrostática
Fazemos projetos e fabricamos gancheiras para pintura eletrostática e fazemos o serviço de desplacagem em peças automotivas e outros segmentos utilizadas no tratamento de superfície. Possuímos ampla experiência no mercado atuando 20 anos no mercado.
Porque é necessário a decapagem de gancheiras?
Para tratamento de superfície e pintura de peças é fundamental a limpeza por total de graxas, óleos, gorduras, oxidações ou qualquer resíduo na superfície da peça a ser pintada processo esse também realizado nas gancheiras para pintura eletrostática.
Metodos de limpeza de gancheiras para pintura eletrostática
A limpeza pode ser alcançada através de uma variedade de métodos químicos e queima. A escolha do método apropriado depende da forma, dimensão, tamanho, do tipo de material a pintado, e também da própria tinta em pó que irá ser utilizada e dos requisitos de resistência que se espera ter no material pintado.
O procedimento possui estágios como a lavagem e retirando-se a gordura, oxidações (ferrugem) seguidos de desoxidação da superfície e do estágio de tratamento anticorrosivo, o qual pode ser de cromatação para materiais em alumínio ou de fosfatação para material em aço. Para além de protegerem o metal estes tratamentos também aumentam a aderência da tinta.
Outro modo alternativo para o pré-tratamento de peças a pintar é a decapagem com jato abrasivo, viável para peças metálicas grandes, com espessura de chapa acima de 3 mm.
Decapagem térmica de gancheiras para pintura eletrostática é utilizado o processo de queima do material a uma determinada temperatura controlada para que limpe o metal de impurezas em sua superfície, impurezas essas ocasionadas devido a um processo industrial de pintura eletrostática.
O processo de decapagem térmica de de gancheiras para pintura eletrostática permite que a peça fique em perfeito estado limpa e em condições para retrabalho, ou seja, prepara a superfície para que ela possa receber uma nova pintura.
A Metalfam oferece as melhores técnicas de decapagem em gancheiras para pintura eletrostática. O processo de decapagem térmica e aplicação correta e cuidadosa obedecendo as regras técnicas sempre fazendo uso das melhores práticas do mercado.
A pintura eletrostática ou lacagem é um procedimento de pintura que tem como finalidade o revestimento do ferro, alumínio ou outros metais com uma película de polímero termo-endurecível colorido (pó de poliester). Existem muitas cores que podem ser utilizadas, sendo o branco, verde, cinza e castanho as mais habituais.
Este processo de pintura garante a flexibilidade da peça sem danificar a pintura. Quando uma peça é pintada a tinta recebe uma carga elétrica oposta à peça, fazendo com que a tinta se fixe no material.
Ela garante 50% em economia de tinta, 45% menos tempo de utilização, 90% menos tempo de cura, para o manuseio da peça, e muito mais fixação.A cura da camada de tinta depositada é obtida pelo processo de polimerização, gerando um filme rígido, obtido em estufa convectiva, com temperatura variando entre 120º e 260º C. Um ótimo exemplo de pintura eletrostática a pó são as molas: mesmo flexionadas, a tinta permanece intacta. Outros exemplos mais simples de uso de pintura eletrostática a pó, são produtos da linha branca de dentro de casa, como microondas, geladeiras,maquinas de lavar roupa, pois precisam de uma proteção com estética e durabilidade.
No processo de superfície e pintura é fundamental a remoção total de graxas, óleos, gorduras, oxidações e qualquer resíduos na superfície da peça a ser pintada. Este objetivo pode ser alcançado através de uma variedade de métodos químicos e mecânicos. A escolha do método apropriado depende da forma, dimensão, tamanho, do tipo de material a pintar, da própria tinta em pó que irá ser aplicada e dos condição de resistência que se esperam obter do material pintado.
O processo possui estágios de como a lavagem e retirada de gordura, retirada de ferrugem
seguidos de desoxidação da superfície e do estágio de tratamento anticorrosivo, o qual pode ser de cromatação para materiais em alumínio ou de fosfatação para material em aço. Para além de protegerem o metal estes tratamentos também aumentam a aderência da tinta ao substrato.
Recentemente foram desenvolvidos novos processos à base de Zircónio e Silanos que visam eliminar a utilização de crómio hexavalente
(Químico muito tóxico) usado na cromatação. Desde 2007 que a indústria automóvel europeia proíbe a utilizar de Crómio Hexavalente no tratamento de superfícies dos componentes automóveis.
Outro método alternativo para o pré-tratamento de peças a pintar é a decapagem com jacto abrasivo, viável para peças metálicas grandes, com espessura de chapa acima de 3 mm
Para saber mais sobre gancheiras para pintura eletrostática fale com nossa equipe de atendimento.
A METALFAM é uma empresa especializada em remoção de tintas automotivas em gancheiras e outros segmentos.
Sempre com o objetivo de não agredir o meio ambiente.
Nosso compromisso é a diferença!
Para saber mais sobre Gancheiras para pintura eletrostática
Ligue para 11 4076-2182 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!